Dica de Leitura: Mentes Consumistas

Quando vi na internet que a escritora Ana Beatriz Barbosa Silva tinha lançado o livro Mentes Consumistas: do consumismo à compulsão por compras, fiquei louca para ler... tudo a ver com a pessoa aqui, né gente?! hahaha

Comprei a versão e-book e estou devorando, antes mesmo de acabar já estou contando para vocês porque ele tem aberto meus olhos para alguma atitudes consumistas que tenho e que agora vejo que não são tão legais. Faz a gente parar, pensar um pouco sobre a relação "ter" e "ser", refletir sobre as nossas atitudes em relação ao consumo e a necessidade de comprar. 

Em uma linguagem fácil e clara a autora relata casos reais de sua experiência clínica para ilustrar o sofrimento e a dinâmica da mente dos loucos por comprinhas. Ela identifica os estopins que podem desencadear a oniomania, lista os sinais e os sintomas da "ressaca" pós-compras e retrata os meios diagnósticos para identificar a doença – inclusive com um útil check list para o leitor se avaliar.
__________________________________________________________Sobre a autora.

Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com residência em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora honoris causa pela UniFMU - SP e diretora da clínica Ana Beatriz Barbosa Silva - Comportamento Humano e Psiquiatria (RJ).

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Ana Beatriz é referência nacional no tratamento dos transtornos mentais. Realiza palestras, conferências e consultorias em todo o país sobre variados temas do comportamento humano e é autora de diversos livros, entre eles Mentes consumistas e Mentes perigosas, publicados pela Principium, da Globo Livros.

___________________________________________________________Sobre o livro.

Ao longo dos últimos quinze anos, no dia a dia de seu consultório, a médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva assistiu ao significativo aumento do número de jovens adultos em busca de ajuda contra angústia, ansiedade, depressão. Boa parte desses casos tem uma origem comum, nem sempre identificada num primeiro momento: a compulsão por compras e suas consequências para a vida financeira e social das pessoas. Atenta a essa nova forma de adoecer – e à tendência de que se alastre numa sociedade cada vez mais consumista –, Ana Beatriz lança sua mais recente obra, Mentes consumistas: do consumismo à compulsão por compras. Publicado pelo selo Principium, o livro trata da perigosa tendência atual da busca da felicidade pelo consumo.

 A autora destaca uma singularidade dos compulsivos por compras: diferentemente de quem padece de outros transtornos de comportamento, o consumista descontrolado sofre porque embaralha sua identidade com as marcas dos objetos que compra. Em outras palavras, confunde o "ser" com o "ter". E ele também julga que sua felicidade depende da quantidade de coisas que pode comprar para si e para os outros. Isso o conduz para uma escalada de consumo sem fim, na busca constante pelos efêmeros momentos de prazer proporcionados a cada aquisição.
Ana Beatriz observa que os valores de mercado deixaram o campo da economia e passaram a governar nossa própria vida, varrendo para baixo do tapete princípios morais e éticos que são o que há de melhor na essência humana. Combater o consumismo e a oniomania, nesse sentido, significa lutar pelo resgate desses princípios – os únicos que podem, sim, nos reconduzir ao caminho da verdadeira felicidade.

Amo fazer uma compra, e segundo o livro ainda não sou uma compulsiva, mas já estou adotando algumas dicas do livro para não me tornar uma mente consumista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Compra no site Shop Miss A - Tudo por 1 dólar (Acessórios)

Como buscar marcas famosas no Aliexpress?

Fui Taxada! O que eu vou fazer?