Como escolher um bom cartão de crédito?

Hoje em dia, ter um cartão de crédito é quase fundamental, e é um pouco difícil escolher o cartão ideal para nossas necessidades quando não sabemos ao certo a diferença entre cada um deles. Antes de escolher o cartão que mais atende às suas necessidades, é preciso entender melhor como funcionam e para que servem os vários tipos existentes.
 
____________________________________________Modelos de Cartão de Crédito
 
* Cartões de crédito nacionais
São cartões aceitos no Brasil e em geral têm anuidades e limites de crédito menores. Se você usa pouco, busque cartões nacionais com isenção de anuidade. Caso você já tenha um cartão que foi emitido pelo banco em que você tem conta, ou for do tipo múltiplo (cartões de débito e crédito ao mesmo tempo), converse com o gerente da sua agência, ou ligue para central de relacionamento e solicite a redução da anuidade.
Se for o seu primeiro cartão, lembre-se que seu limite de crédito não será tão alto, mas com o passar dos anos vai aumentando. Cuidado para esse limite não ficar muito acima da sua renda real, isso é um perigo !! acaba levando a ilusão de um poder de compra que você não tem e isso pode acabar te  atolando em dívidas.
 
* Cartões internacionais
São aceitos tanto no Brasil quanto no exterior. As anuidades são mais caras, até porque são oferecidos alguns benefícios. Ideal para quem gosta de fazer compras online em lojas internacionais. Também é possível solicitar a redução da anunidade, principalmente se você usa muito o cartão.
 
* Cartões gold/platinum
São aceitos no Brasil e no exterior e são mais diferenciados que os cartões internacionais, com anuidades e limites mais elevados. É para quem tem uma movimentação financeira maior, é um cartão tipo "VIP". Os benefícios são variados, vão desde descontos em compra de ingressos a facilidades no exterior.
 
* Cartão co-branded
Esse tipo de cartão carrega o logotipo de uma empresa e a bandeira (Visa, MasterCard), trazendo vantagens específicas como, por exemplo: milhas áreas e descontos progressivos nas compras. Exemplos: Cartão Visa Tam, C&A, etc.
___________________________________________________Dicas Importantes
 
• Sempre escolha a data para o vencimento da fatura próxima ao dia em que você recebe.
• Faça uma pesquisa e veja qual instituição oferece mais vantagens (caso você use muito o cartão, algumas operadoras oferecem programas de pontos/milhagem);
• Fique atento para o valor da anuidade e quando ela será cobrada. Alguns cartões dão a anuidade grátis na hora da compra, mas em compensação, no ano seguinte cobram valores exorbitantes;
• Procure ter apenas um cartão de crédito. Isso evita o descontrole e assim, você pode adquirir vantagens na hora da negociação.

 
No site Foregon tem um buscador muito bacana com todos os valores das anuidades.  Assim, você pode encontrar as melhores propostas disponíveis no mercado. Não usei o site para solicitar cartão, só indico para busca.
 
 

 
 

Postagens mais visitadas