Livro do Mês: Insurgente - Veronica Roth

O livro que li este mês (uhuu!! estou conseguindo manter a minha meta de um livro por mês) é Insurgente da escritora Veronica Roth. Ele é a continuação de Divergente (que será uma trilogia), então não posso começar sem fazer uma retomada da história. Essas séries de distopia me conquistam. 

Tudo começa em uma Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é... divergente!
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
E assim se desenrola a história no primeiro livro. Eu fiquei completamente apaixonada e louca para ler a continuação, que na época em que li Divergente ainda não havia sido lançada no Brasil.

Finalmente, na Bienal do Livro desse ano, comprei o segundo livro da trilogia, Insurgente.
Beatrice, agora Tris, encontra-se em um mundo onde as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Tris tenta salvar aqueles que ama – e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor, em uma cidade à beira da guerra.
Achei esse segundo livro um pouco violento e com muitas mortes, principalmente se observarmos que é para um mercado Young Adult. Os conflitos entre as facções, com as jogadas politicas de seus líderes são o ponto alto do livro.  A tentativa de manipular para dominar não é algo tão ficcional assim. Assim como, a perseguição dos que não são suscetíveis a tais manipulações. 
Gosto muito da forma como a escritora leva a história, é um narrativa envolvente em um ritmo rápido. Alguns mistérios do livro um são revelados e surgem novas dúvidas que só teremos respostas no terceiro livro. E aí começa a dolorosa espera, o sofrimento de quem gosta de trilogias, rsrs.


Livro: INSURGENTE
Autor: Veronica Roth
Tradução: Lucas Peterson
ISBN: 978-85-7980-155-6
Páginas: 512
Formato: 13,4x20,7 cm
Coleção: Rocco Jovens Leitores
Preço: R$ 39,90 Livraria Cultura






Quem é Veronica Roth??
Veronica Roth é uma autora jovem que nasceu em 19 de Agosto de 1988 em Chicago (Illinois), cidade onde se desenvolve a história de Divergente.
Por incentivo da família, e com uma grande paixão por literatura, ingressou na Northwestern University para estudar Escrita Criativa, e foi lá que começou a escrever a trilogia Divergente.
Em Maio de 2011, com apenas 23 anos, Roth lança o seu primeiro livro que fez sucesso em mais de 15 países. E depois de passar apenas um ano, em Maio de 2012, publicou a continuação de Divergente, com o título original de Insurgent.

Postagens mais visitadas