Fui Taxada! O que eu vou fazer?

Essa semana recebi esse email de nossa fiel leitora Bianca...

oi, Sandra.
a gente que gosta muuuuito de compras também gosta muito quando vê o carteiro batendo na nossa porta, né? mas ontem, o senhorzinho de camisa amarela me trouxe uma bomba: fui taxada... pela primeira vez!
comprei um perfume na strawberrynet (morangãonet, pras brasileiras) há mais de 1 mês. eu não comprava lá fazia bastante tempo, aí me ofereceram um desconto de 15% (com aquele papo de "estamos com saudade de você"), que somado ao desconto de 7,5%, que eu já tinha acumulado, ficou tããão irresistível... comprei! e ainda ganhei uma maquiagenzinha de brinde.
aí ontem, ao invés de perfume e maquiagem, recebi o aviso de chegada com a observação "objeto tributado". #todaschora 
já aconteceu contigo? se sim, me explica o que fazer poque estou perdidinha!
beijão,
bia

Recebo alguns emails como esse, muitas leitoras estão com dúvidas sobre taxação, então vou tentar de forma bem simples esclarecer alguns pontos.

Para começar... as regras da Receita Federal.

É fácil comprar em sites internacionais mas a gente nunca pode esquecer que todo produto enviado do exterior está sujeito a tributações. Somente livros não são taxados. Todo produto quando chega no Brasil passa primeiramente pelos trâmites da alfândega. Nesse momento ele pode ser ou não taxado pela Receita Federal.

O valor da taxa é de 60% (sobre o valor do produto + o valor do frete aplicado e declarado no envio) + ICMS . Há situações em que o imposto é aplicado somente sobre o valor do produto, mas quase sempre o frete é considerado.
O cálculo do ICMS  incide sobre o valor do produto já taxado e cada estado tem o seu valor (por exemplo São Paulo: 18%).

Quando o remetente é uma pessoa física, a mercadoria declarada é de até 50 dólares e for enviada por serviços postais, não ocorre a cobrança das taxas. Se for uma loja enviando para você o risco de ser taxado existe mesmo se você comprar alguma coisa baratinha.

Devido a falta de pessoal, as mercadorias são taxadas por amostragem. Muita coisa passa sem ser taxada e pode acontecer de um pedido seu de baixo valor e enviado por pessoa física seja taxado.

Passo a passo ... buscando a mercadoria . 

Você receberá em sua casa um comunicado com o endereço dos Correios onde a sua encomenda está te esperando. Nessa carta já vai constar o valor a ser pago e o prazo que você tem para retirar a mercadoria.
Agora é só enfrentar uma fila básica na agência, pagar os seus tributos e pegar as suas comprinhas. 

Boa notícia Bia, a Strawberrynet devolve o valor do imposto pago.

A Strawberrynet devolve 100% do valor das taxas pagas. Basta preencher o formulário abaixo para solicitar o reembolso. Você pode receber o valor no seu cartão de crédito ou na sua conta PayPal entre 1 à 2 semanas após o seu reembolso ter sido aprovado.

Já tive duas compras do Morangão taxadas (perfumes). Nas duas situações enviei o pedido de reembolso e recebi o meu dinheiro de volta sem problemas. Você tem que pagar a taxa nos correios, escanear o comprovante de pagamento e enviar no formulário.

Espero ter ajudado um pouco, e qualquer dúvida ou dica é só escrever nos comentários.

___________________________________________________________________________





Postagens mais visitadas