Conhecendo a Saara no Rio de Janeiro

Quem realmente gosta de comprar já deve ter ouvido falar das ruas da SAARA no Rio de Janeiro. Quem é do Rio provavelmente já passou por lá. Esse é o espaço mais democrático da cidade. Tem rico, pobre, árabe, chinês,  brasileiro... todos juntos nas ruas estreitas e históricas do Centro do Rio. 
Uma ótima dica para quem estiver passando pela cidade.

"A região onde é localizada a SAARA (SOCIEDADE DE AMIGOS DAS ADJACÊNCIAS DA RUA DA ALFÂNDEGA), mais precisamente a rua da Alfândega e adjacências, foi a área de escoamento dos navios chegados ao porto e onde se realizava a alfândega, vistoria e conferência das mercadorias. Daí o nome rua da Alfândega, recebido em 1716 após várias outras denominações.

Como era bem próximo ao porto, este local também serviu como abrigo aos inúmeros imigrantes sírios, libaneses, judeus, gregos, turcos, espanhóis, portugueses e argentinos, que chegaram ao Brasil no final do século XIX e início do século XX. Alguns deles, fugidos da primeira guerra mundial, descobriram no Brasil um país de paz, com perspectivas melhores para o futuro.

Começaram a trabalhar para sustentar suas famílias. Inicialmente, trabalhavam como mascates, que eram os vendedores ambulantes que carregavam maletas onde era encontrado de um tudo, e que comercializavam suas mercadorias nas ruas. Posteriormente fazendo a ligação entre a capital e o interior do Rio, e ainda desbravando outros estados.

Com o desenvolvimento de suas atividades, os mascates foram se estabelecendo em lojas que funcionavam no andar térreo de sobrados, onde a parte superior era utilizada como residência.
(...)
Encontramos ainda hoje na SAARA, a mistura étnica dos primeiros anos de formação desta comunidade, acrescida, mais recentemente, de imigrantes chineses, coreanos e japoneses, que convivem harmoniosamente, respeitando religiões e crenças, sendo carinhosamente nominada como a pequena ONU brasileira." (fonte: http://www.comprenasaara.com.br)


Lá tem tudo o que você possa pensar em comprar. Tem lojas bem populares e outras nem tanto. Vou mostrar para vocês as lojas que eu acho mais bacana... 

Casa Pedro
Delícia de loja, lá você vai encontrar temperos, frutas secas, azeite, cereais, produtos importados (alimentos), etc. Alta qualidade.

Papelaria Caçula
Essa papelaria tem um preço muito bom. São várias espalhadas pela Saara. Tem uma só com coisas para o carnaval. Ótima para quem gosta de comprar produtos para artesanato.

 Karina Acessórios (Rua Senhor dos Passos, 256)
Muitos maxicolares e acessórios bacanas e preço bem amigo.

 Maxibiju 
Loja muito boa, com uma enorme variedade de produtos. Endereços: Rua Senhor dos Passos, 151
Rua Senhor dos Passos, 252 -- Rua Senhor dos Passos, 268 -- Rua Senhor dos Passos, 286 -- Rua da Alfândega, 339.

 Bazar Chou
Loja que vende muitas peças de MDF cru. Caixas para organizar o cantinho de maquiagem, mesa de estudo... Amo!
(Senhor dos Passos, 269)

São muitas lojas... chegue cedo, de tênis e ande muito !!! Boas comprinhas ‹(◕‿◕)›

*fotos: Googlemaps

Comentários

  1. gostou muito de feiras, esses lugares onde as pessoas se aglomeram, fazem muito barulho e cada um tenta vender seu peixe. é muito engraçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ygor, o Saara não é bem uma feira, mas tem muito barulho!!
      Tem sempre um vendedor com microfone berrando uma promoção, rsrs
      Beijos :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Compra no site Shop Miss A - Tudo por 1 dólar (Acessórios)

Como buscar marcas famosas no Aliexpress?

Fui Taxada! O que eu vou fazer?